Cerca de 20% dos três milhões de empréstimos consignados do INSS analisados pela Controladoria Geral da União têm taxas de juros acima do teto estabelecido.
Os empréstimos consignados são uma modalidade na qual o pagamento das parcelas descontado diretamente do salário ou do benefício do contratante, o que em tese, reduziria o risco para o banco e justificaria taxas de juros mais baixas.
Com vistas a assegurar que essas taxas permanecessem razoáveis para o consumidor, em dezembro de 2023, foi estabelecido um teto de 1,8% para os juros nessa modalidade de empréstimo.
Aplicativo Meu INSS: Baixe o aplicativo Meu INSS em seu smartphone, disponível para Android e iOS. Faça login utilizando seu CPF e senha ou realize o cadastro diretamente no aplicativo.
Telefone: Entre em contato com a Central de Atendimento do INSS ligando para o número 135.
Em outras palavras, um quinto dos aposentados e pensionistas do INSS que contrataram esse tipo de empréstimo estiveram sujeitos a taxas acima do permitido.
Finalmente, essa situação serve como um alerta para que os tomadores de empréstimos prestem atenção às taxas de juros e as condições do empréstimo antes de assinar qualquer contrato.
Este artigo foi resumido em 57%
Originalmente Publicado: 24 de Fevereiro de 2024 às 07:00
Fonte: monitordomercado.com.br