Recentemente, a Abrai afirmou que a personagem Buba, integrante do elenco da novela Renascer, da Globo, ter deixado de ser intersexo para se tornar uma mulher trans no remake da produção gerou um “Impacto doloroso” na comunidade intersexo.

A presidente da associação, Thais Emília de Campos, em entrevista CNN, falou sobre a reação negativa da comunidade em relação notícia da mudança na novela.

“As pessoas intersexo sentem como um apagamento. Talvez as pessoas da produção da novela não tenham percebido, no momento de mudar a personagem, o quanto isso traria de impacto doloroso às pessoas intersexo”.

A autoria da novela de Benedito Ruy Barbosa, e a primeira edição da obra de teledramaturgia de 1993.

Porém, no remake de 2024, com texto de autoria de Pedro Luperi, Buba não mais apresentada como intersexo, mas sim como uma mulher trans.

A presidente da associação diz ainda que “Muitos sentiram como se tivessem suas identidades perdidas. Já existem outros personagens trans, porém a única personagem intersexo que havia em alguma novela, e até mundialmente conhecida, era a Buba”.

A presidente da associação afirma também que entende ser “Perfeitamente possível” fazer uma personagem trans e intersexo.

Este artigo foi resumido em 62%

Originalmente Publicado: 24 de Fevereiro de 2024 às 21:30

Fonte: revistaoeste.com