“Nós não temos nada por que nos desculpar. Quem tem que se desculpar o Estado de Israel, perante a humanidade, perante o mundo, pelas barbaridades que acontecem”, disse em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, publicada no sábado.

“Atiraram bomba para matarem 100, porque talvez tenha uma pessoa do Hamas. Não sou eu que estou dizendo isso. Há uma medida cautelar da Corte Internacional de Justiça”, completou.

“Claro que nada comparável diretamente ao Holocausto pelo número, pela quantidade, por uma série de coisas. Mas a essência igual. Não vejo diferença”, disse.

E completou: “Fala-se muito de guerra do Israel com Hamas. Não é. guerra de Israel com a Palestina”.

A tensão entre os governos brasileiro e israelense se intensificou a partir de domingo, quando Lula disse que a operação militar israelense na Faixa de Gaza comparável ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler na Alemanha nazista.

Coube ao ministro israelense Israel Katz manter o tom crítico e de cobrança por retratação nos dias seguintes em diversas publicações em suas redes sociais.

Na 6ª feira, Lula voltou a dizer que o governo de Israel não faz só uma guerra contra os palestinos, mas comete genocídio na região.

Este artigo foi resumido em 67%

Originalmente Publicado: 25 de Fevereiro de 2024 às 16:35

Fonte: www.poder360.com.br