O governador do Rio Grande do Sul disse que a declaração do presidente aprofunda uma “Cizânia” já existente.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, fez críticas comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre a operação militar israelense na Faixa de Gaza e o Holocausto.

A declaração do governador foi dada em entrevista ao jornal O Globo, divulgada nesta 2ª feira.

“As manifestações recentes feitas, por exemplo, em relação a Israel, fazendo uma comparação absurda e inaceitável com o Holocausto, nem ajudam externamente o país e nem dentro, aprofunda uma cizânia já existente”, declarou o governador.

As críticas de Leite se referem fala em que Lula comparou a operação militar de Israel na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus realizado por Adolf Hitler na Alemanha nazista.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula a jornalistas em 18 de fevereiro, em Adis Abeba, na Etiópia.

A declaração foi recebida com críticas da comunidade judaica no país, do governo de Israel e dos opositores ao seu governo e deu início a uma escalada de tensão diplomática entre ambos os países.

Este artigo foi resumido em 4%

Originalmente Publicado: 26 de Fevereiro de 2024 às 22:12

Fonte: www.poder360.com.br