O que ela não esperava que o vírus fosse “Escolher” se instalar em sua retina e provocar a perda temporária de visão.

Ela decidiu viajar para se consultar às pressas com um oftalmologista da capital de São Paulo, que teve a experiência de atender paciente com a mesma complicação em 2015.

“Fazia exames de sangue para acompanhar a taxa de plaquetas e leucócitos que o vírus faz cair, mas sem imaginar o que viria depois”, ela contou reportagem.

Possíveis sequelas - Infectologista da Fiocruz que estuda a doença há quase quatro décadas, Rivaldo Venâncio confirma que complicações nos órgãos e sequelas relacionadas dengue são possíveis mesmo entre quem não tem comorbidades, como o caso de Isabela Kemp, que chegou a acompanhar nos últimos dias.

Tudo depende da resposta imunológica de cada paciente, afirma, e não são conhecidas condições de saúde que favoreçam o agravamento da doença.

Visão central - Médico que atendeu Isabela em Campo Grande, o oftalmologista Alvaro Hilgert afirma que cerca de 25% dos casos de dengue afetam os olhos.

Problemas parecidos com o que Isabela teve também podem ser causados pelo zika vírus e a chikungunya, alerta ainda o médico.

Este artigo foi resumido em 75%

Originalmente Publicado: 28 de Fevereiro de 2024 às 14:04

Fonte: www.campograndenews.com.br