O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou nesta quarta-feira que causa “Perplexidade” eventual proposta para blindar deputados e senadores de operações da Polícia Federal.

Nos últimos dias, nos bastidores da Câmara, começou a ser ventilada por alguns líderes a possibilidade de uma proposta de emenda Constituição para impor regras especiais ou até proibição para operações realizadas pela polícia nas dependências do Congresso.

A ideia surge na esteira de operações de busca e apreensão que foram realizadas nestes dois primeiros meses do ano.

“O que eu estou dizendo que qualquer iniciativa que busque extinguir a possibilidade de investigação contra qualquer cidadão, inclusive aqueles que ostentam em autoridade pública, algo que pode gerar algum tipo de perplexidade e até de questionamento só ponto de vista constitucional”, afirmou o presidente do Senado.

Pacheco, porém, afirmou que as formas de execução das medidas de investigação podem ser aprimoradas.

“Obviamente que o aprimoramento na forma da execução de toda e qualquer [medida] cautelar contra quem tenha prerrogativa por função, eventualmente pode ser alvo de aprimoramento, que pode ser trabalhado no âmbito do Congresso”, completou.

A operação foi motivada por indícios de que o deputado teria orientado manifestantes que participaram dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Este artigo foi resumido em 43%

Originalmente Publicado: 28 de Fevereiro de 2024 às 20:33

Fonte: g1.globo.com