A Procuradora-Geral de Nova York entrou hoje com um processo contra a JBS USA por “Enganar o público sobre seu impacto ambiental.”

Segundo a procuradora, a JBS tem dito publicamente que vai alcançar o ‘net zero’ de emissões de carbono em 2040, mesmo tendo divulgado planos de expandir sua produção, o que em tese vai aumentar sua pegada de carbono.

“Em 2021, a JBS reportou emissões totais de mais de 71 milhões de toneladas de gases de efeito estufa, mais do que alguns países.”

A JBS respondeu que leva seu compromisso “Com um futuro mais sustentável para a agricultura muito a sério. Discordamos da ação tomada hoje pela Procuradoria-Geral de Nova York. A JBS vai continuar a fazer parcerias com fazendas, ranchos e nosso sistema de parceiros no mundo para ajudar a alimentar uma população crescente ao mesmo tempo em que usa menos recursos e reduz o impacto ambiental da agricultura.”

No processo, o Estado de Nova York pede que a JBS USA pare de divulgar sua campanha “Net Zero by 2040”, conduza uma auditoria de terceiros para validar seu compliance com os estatutos de proteção aos consumidores de Nova York, e devolva todo o lucro que ganhou “Enganando o público” sobre suas práticas de negócios, além de pagar uma multa de pelo menos US$ 5.000 por violação.

“Desde então, a JBS continuou a fazer alegações sobre a sustentabilidade das carnes. Por exemplo, em abril de 2021, a companhia fez um anúncio de uma página no New York Times com seu compromisso de ‘net zero’. Em setembro de 2023, o CEO da JBS disse durante um evento da Climate Week em Nova York que a companhia se comprometia a ser ‘net zero’ até 2040. Em fevereiro de 2024, o site da companhia ainda divulga este compromisso,” diz a acusação.

A Procuradora-Geral de NY disse ainda que ao fazer essas promessas, a JBS não calculou as emissões totais de gases de efeito estufa da companhia - já que não levou em conta as emissões decorrentes do desmatamento na Amazônia - e portanto não teria como saber se poderia reduzir essas emissões a zero até 2040.

Este artigo foi resumido em 41%

Originalmente Publicado: 28 de Fevereiro de 2024 às 19:41

Fonte: braziljournal.com