O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta 4ª feira que o governo irá avaliar a lista de deputados que assinaram o pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com “Tranquilidade” e “Respeito”.

“Vamos discutir providências, mas não significa punição. O papel do governo não punir ninguém. analisar a posição dos parlamentares. A medida que o líder [do Governo] nos trouxer essa lista, vamos analisar essa lista com toda a tranquilidade, com respeito, com diálogo, respeitando o Congresso Nacional. Acho muito estranho, inesperado, que queira participar do governo. Seria algo bizarro, inclusive, se quisesse participar do governo”, disse.

Após o encontro, o deputado publicou em sua página no X mensagem em que defendia que o governo tomasse providências em relação a congressistas que são de legendas que têm ministérios ou cargos relevantes no governo e que assinaram o pedido.

“Na reunião dos líderes da base, hoje pela manhã, nós conversamos um pouco sobre a conjuntura, fizemos um balanço das principais votações e um dos temas da pauta foi esse pedido de impeachment. Formou-se um consenso entre nós de que incompatível o parlamentar ser da base do governo, ter relação com o governo e assinar pedido de impeachment. Isso não razoável e a minha posição encaminhar a lista desses parlamentares para que o governo tome providências”, escreveu Guimarães.

“Isso significa punição? Governo não pode nem punir. O líder do Governo está acompanhando esse debate. Esse tema do impeachment está superado, inclusive. Se mostrou que não tem qualquer qualificação para progredir no ambiente da Câmara ou do Congresso Nacional. Mas o líder do Governo na Câmara acompanha permanentemente o posicionamento dos parlamentares”, disse.

“Se um deputado assina um pedido desse, alguém que está dizendo que não quer participar desse governo. O que não significa que não possa mudar, às vezes muda. Nós começamos esse governo com vários partidos sem querer participar do governo e ao longo dos meses quiseram indicar ministros. Isso vai mudando”, disse.

Como este jornal digital mostrou, desde 3ª feira já havia uma discordância por parte dos integrantes do governo sobre a punição de deputados que apoiaram o pedido de impeachment.

Este artigo foi resumido em 33%

Originalmente Publicado: 28 de Fevereiro de 2024 às 20:46

Fonte: www.poder360.com.br