Em uma época em que as atenções em saúde no Brasil estão voltadas para o aumento preocupante de casos de Dengue e registros simultâneos de Covid-19 e gripe, surge um novo alerta: a febre oropouche.

A febre de oropouche uma zoonose causada pelo vírus oropouche, que foi diagnosticado no Brasil na década de 1960.

“Tem outro que muito importante também que a febre do Mayaro, com o ciclo predominantemente entre primatas e que pode dar também quadro de febre e mialgia”, diz Freitas.

O epidemiologista acredita que a identificação deste caso no Rio de Janeiro tem o lado positivo de mostrar que a análise laboratorial no Brasil tem sido cada vez mais eficaz.

O maior problema visto pelos estudiosos o de que o vírus se adapte a outros vetores mais urbanos que o maruim, como o Aedes aegypti, responsável pela circulação de zika, dengue e chikungunya -os dois últimos com surtos muito intensos no país neste começo de 2024.

A recomendação que todos que tenham recentemente retornado de viagem de alguma área com risco de transmissão do vírus oropouche e apresente febre e demais sintomas que pareçam dengue, que busquem logo atendimento médico.

“Reitero a importância da epidemia de chikungunya que está ocorrendo neste ano. Está matando muito mais gente do que a dengue e tem sido pouco divulgada. um vírus urbano e mais grave com taxa de letalidade quase 10 vezes maior que a da dengue e precisa estar no radar de médicos e pacientes”, lembra o epidemiologista.

Este artigo foi resumido em 74%

Originalmente Publicado: 1 de Março de 2024 às 18:05

Fonte: www.otempo.com.br