Pesquisa mostra que a maioria da população acha que as decisões da Corte a favor de empresas envolvidas na operação “Incentivam a corrupção”.
Pesquisa da Genial/Quaest divulgada neste domingo mostra que a maioria dos brasileiros acredita que o STF “Incentiva a corrupção” ao anular punições aplicadas a empresas durante a Operação Lava Jato.
Em setembro de 2023, o ministro do STF Dias Toffoli anulou todas as provas do acordo de leniência da empreiteira Odebrecht que foram usadas em acusações e condenações resultantes da Operação Lava Jato.
Em sua decisão, o ministro afirmou que a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi uma “Armação” e “Um dos maiores erros judiciários da história do país”.
A associação afirmou que ela parte de uma premissa “Inteiramente equivocada” e “Destoa da realidade dos fatos” ao determinar que as provas do acordo da empreiteira não podem ser usadas em qualquer instância da Justiça.
O levantamento também questionou os entrevistados sobre a atuação do ex-juiz e atual senador da República Sergio Moro na Operação Lava Jato e 44% disseram não aprovar seu trabalho.
Antes de assumir o cargo de ministro da Justiça durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, Moro foi responsável por julgar casos da Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba.
Este artigo foi resumido em 43%
Originalmente Publicado: 3 de Março de 2024 às 17:18
Fonte: www.poder360.com.br