Sob a pressão da fome que ameaça a população do território palestino, após quase cinco meses de conflito entre Israel e o Hamas, a negociação para uma trégua nos combates na Faixa de Gaza será tomada neste domingo.

Neste sábado, os Estados Unidos começaram a lançar suprimentos alimentícios por meio de aviões para a população da Faixa de Gaza, que corre risco de fome, segundo a ONU. Desde o primeiro ataque, o conflito entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas completa mais de cinco meses.

Posteriormente, o Ministério informou que 11 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas em um bombardeio israelense contra um acampamento de deslocados perto de um hospital em Rafah, no sul da Faixa.

Uma trégua de uma semana em novembro permitiu que cerca de 100 reféns fossem trocados por 240 prisioneiros palestinos, e Israel estima que cerca de 130 pessoas permanecem em cativeiro, das quais 30 teriam morrido.

Desde o início do conflito, a ajuda humanitária chega por via terrestre de forma limitada, através de Rafah, pois está sujeita a autorizações de Israel, que impõe um bloqueio a Gaza desde 2007 e que decretou um cerco total em 9 de outubro.

O Comando Central dos EUA na região informou que três aviões militares de carga C-130 “Lançaram mais de 38.000 rações ao longo da costa de Gaza”.

Milhares de pessoas se reuniram em Jerusalém após uma marcha de quatro dias desde a fronteira com a Faixa de Gaza para pressionar o governo de Israel a acelerar a libertação dos reféns em poder do Hamas.

Este artigo foi resumido em 67%

Originalmente Publicado: 3 de Março de 2024 às 06:33

Fonte: g1.globo.com