O Governo Federal anunciou a implementação do FGTS Digital, uma plataforma integrada ao eSocial desenvolvida para facilitar o pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço pelos empregadores.

Previsto para começar a operar no dia 1º de março de 2024, o sistema passou por testes realizados por cerca de 800 mil empregadores nos últimos meses.

A introdução do FGTS Digital traz uma série de mudanças significativas na forma como os empregadores pagam os recursos do FGTS. Uma delas o prazo para o pagamento, que, a partir de agora, será sempre no dia 20 do mês subsequente ao da competência, para as declarações realizadas depois do lançamento do novo sistema.

Com a implementação da nova ferramenta, o Pix passará a ser a única forma de pagamento do FGTS. A guia de pagamento agora terá um QR Code facilitando a realização de transações instantâneas.

A modernização do sistema de pagamento do FGTS uma das maneira encontradas pelo governo para dar mais transparência e eficiência gestão do fundo.

O lançamento do FGTS Digital, inicialmente previsto para janeiro de 2024, foi adiado para março do mesmo ano.

Segundo o Governo, o intuito substituir o empréstimo com garantia no saque-aniversário do FGTS pelo crédito consignado contratado na plataforma FGTS Digital.

Este artigo foi resumido em 41%

Originalmente Publicado: 3 de Março de 2024 às 15:31

Fonte: monitordomercado.com.br