Discípulo do economista francês Thomas Piketty, Zucman defende que sistemas tributários que facilitam que os super-ricos não paguem impostos levam instabilidade política e corrosão das instituições democráticas no longo prazo.

“Quando os super ricos conseguem não pagar pagar impostos, o resto da população que paga, e isso insustentável”, diz o economista, que também diretor do Observatório Fiscal da União Europeia, em entrevista BBC News Brasil.

O economista diz ainda que não haveria um impacto negativo de um imposto sobre riquezas para a grande maioria da população e refuta argumentos de que isso poderia prejudicar o crescimento econômico.

O motivo que, quando você muito rico, muito fácil estruturar sua riqueza de forma que ela não gere o que considerado renda.

Alguns países não ratificaram o acordo, mas há uma cláusula que diz que os países que ratificam o acordo têm o direito de tributar as empresas multinacionais dos países que não cooperarem para que a sua taxa efetiva de imposto também atinja 15%, então, poderíamos aplicar essa lógica na tributação dos super-ricos.

Mas, se grandes países do G20 concordarem e uma grande massa crítica aderir, não seria um problema se alguns outros países não aderissem, porque os países que aderissem poderiam cobrar os bilionários até atingir 2% da riqueza total - na medida em que eles têm necessariamente investimentos nos países que ratificaram ou durante o tempo em que passam nesses países.

O problema de fazer isso que dividendos são uma das principais formas de renda dos muito ricos, então, o que está acontecendo que você não está tributando os mais ricos, o que muito injusto.

Este artigo foi resumido em 87%

Originalmente Publicado: 4 de Março de 2024 às 17:27

Fonte: www.bbc.com