O primeiro lançamento aéreo dos EUA também ocorreu no momento em que um representante do governo dos EUA disse que as bases de um acordo para um cessar-fogo de seis semanas em Gaza já estão avançadas.
Aviões C-130 dos EUA lançaram cerca de 38 mil refeições ao longo da costa no sudoeste de Gaza, em uma esforço conduzido pelas forças aéreas dos EUA e da Jordânia, segundo o Comando Central dos EUA em um comunicado.
As refeições contêm calorias suficientes para um dia em embalagens seladas, segundo autoridades americanas citadas pela agência de notícias AP. Outros países, incluindo o Reino Unido, a França, o Egito e a Jordânia, já lançaram ajuda aérea em Gaza, mas esta a primeira dos EUA. O presidente Biden também disse que os EUA iriam “Redobrar esforços para abrir um corredor marítimo e expandir as entregas por terra”.
A ajuda humanitária a Gaza normalmente entregue por caminhões que passam por pontos na fronteira controlados por Israel e pelo Egito.
Morador de Gaza, Ismail Mokbel disse rádio Gaza’s Lifeline da BBC News Árabe - um serviço de rádio de emergência para a Faixa de Gaza criado em resposta ao conflito na região - que a ajuda lançada por via aérea consistia em algumas legumes e produtos essenciais para a saúde das mulheres.
Samir Abo Sabha, residente de Gaza, disse rádio Gaza Lifeline da BBC Árabe que acredita que os EUA deveriam fazer mais e pressionar Israel por um cessar-fogo na guerra.
“Precisamos levar alimentos para Gaza de qualquer maneira que pudermos. Devíamos trazê-lo pelo mar. Devíamos colocar barcos na frente de Gaza”, disse José Andrés, chefe de cozinha e fundador da World Central Kitchen, que tem enviado alimentos para Gaza e foi indicado pelo Partido Democrata para disputar o prêmio Nobel da Paz.
Este artigo foi resumido em 76%
Originalmente Publicado: 5 de Março de 2024 às 17:31
Fonte: www.bbc.com