O Ministério da Saúde vai permitir a ampliação do público-alvo da campanha de imunização contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
No levantamento da reportagem, feito por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, os municípios foram questionados se houve adesão da população campanha, qual o total de crianças elegíveis e quantas já receberam a dose.
Em 15 dos 17 municípios que responderam, a avaliação feita pelas secretarias de Saúde de que há baixa adesão, motivada por questões como a circulação de falsas notícias sobre o imunizante, falta de entendimento sobre a importância da vacina, além de crianças ou responsáveis com dengue.
De acordo com atualização feita pela Prefeitura de Belo Horizonte no início da noite de ontem, entretanto, o índice mais alto, de 31% do público elegível e cerca de 15 mil doses aplicadas.
Ainda de acordo com a PBH, para ampliar o número de vacinados, a Secretaria Municipal de Saúde está reforçando o chamado para que pais, mães ou responsáveis compareçam a um dos 152 centros de saúde da capital com aqueles que fazem parte do público convocado.
O município amplia o horário de atendimento em mais 10 centros de saúde da capital a partir de hoje.
Isso favorece o uso mais eficaz do produto, já que de acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti, quase 87% dos focos do mosquito estão nas casas.
Este artigo foi resumido em 83%
Originalmente Publicado: 6 de Março de 2024 às 06:04
Fonte: www.em.com.br