BRASÍLIA, DF - O Ministério da Saúde identificou 70 casos de reações alérgicas relacionadas aplicação da vacina contra a dengue, sendo 16 casos graves.

A análise foi conduzida pelo Ministério da Saúde em colaboração com a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e o Comitê Interinstitucional de Farmacovigilância de Vacinas e Outros Imunobiológicos na quinta-feira.

O objetivo era avaliar casos de eventos supostamente relacionados vacina contra a dengue.

um número pequeno frente ao número de doses aplicadas, mas o Ministério da Saúde zelando pela transparência fez uma nota técnica e vem diante a sociedade trazer o que está acontecendo”, diz Eder Gatti, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis.

A pasta divulgou nesta sexta-feira que o Brasil aplicou 365 mil doses de vacina, sendo 250 mil pelo SUS. O ministério afirma que o número de doses da vacina disponibilizadas pelos fabricantes está limitado e, por essa razão, a imunização está sendo administrada apenas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que vivem em municípios com alta transmissão da doença e incidência do sorotipo 2.

De 1º de janeiro a 6 de março de 2024, o Brasil totalizou 1.289.897 casos prováveis de dengue com 329 mortes e outras 767 em investigação, segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde.

De acordo com o critério utilizado pela OMS e pelo Ministério da Saúde para a classificação da doença em relação população.

Este artigo foi resumido em 54%

Originalmente Publicado: 8 de Março de 2024 às 12:52

Fonte: www.em.com.br