A decisão do Conselho de Administração da Vale na 6ª feira de prorrogar por 7 meses o mandato do atual CEO, Eduardo Bartolomeo, dará tempo para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva busque um nome para comandar a mineradora.

Trata-se de uma vitória parcial para o Palácio do Planalto, que deve ampliar as tentativas para emplacar um nome de confiança na companhia.

O problema que como o mandato do executivo terminaria em maio, não haveria tempo hábil para dar seguimento a todo o rigoroso processo de seleção que exigido pelas regras de governança da Vale.

O Poder360 apurou que ficou acordado na reunião que, com o tempo extra, será iniciado o processo de seleção do substituto.

Com o discurso de que a Vale precisa atender os anseios do governo e do país, Lula na prática quer que a empresa siga o mesmo caminho da Petrobras na atual gestão do petista: amplie investimentos no Brasil para induzir o crescimento da economia e a abertura de empregos, estando mais para um braço de desenvolvimento estatal do que para uma empresa privada lucrativa e que remunere bem seus acionistas.

8.fev.2024 - em entrevista Rádio Itatiaia - “A Vale montou uma fundação para fazer casas e não fez casa. Ainda não resolveu o problema de Mariana e de Brumadinho e finge que nada aconteceu. Ela imaginava que tinha que pagar R$ 126 bilhões. Está oferecendo menos de 13 disso. Então, preciso brigar para que a gente faça um acordo justo e que o povo da região afetada seja o grande beneficiário desses recursos”.

27.fev.2024 - em entrevista “RedeTV!” - “A Vale não pode pensar que ela dona do Brasil. Ela não pode pensar que ela pode mais do que o Brasil. Então, o que nós queremos o seguinte: as empresas brasileiras precisam estar de acordo com aquilo que o pensamento de desenvolvimento do governo brasileiro. só isso que nós queremos”.

Este artigo foi resumido em 71%

Originalmente Publicado: 9 de Março de 2024 às 18:14

Fonte: www.poder360.com.br