A SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, deve realizar nesta quinta-feira o terceiro voo teste da Starship, a maior nave do mundo.

“Cada um desses testes de voo continua sendo apenas isso: um teste. Eles não estão ocorrendo em um laboratório ou em uma bancada de testes, mas estão colocando hardware de voo em um ambiente de voo para maximizar o aprendizado”, diz a SpaceX. O que deu errado nos outros testes?

“A SpaceX implementou mudanças de hardware nos próximos veículos Starship para melhorar a redução de vazamentos, proteção contra incêndio e operações refinadas associadas ventilação do propelente para aumentar a confiabilidade”, disse a fabricante.

O plano da SpaceX de que o foguete Super Heavy se solte da nave cerca de dois minutos após o lançamento.

0min52 após o lançamento: foguete atinge o “Max Q”, como conhecido o pico de estresse mecânico; 2min44: os dois estágios se separam e, então, o foguete começa o procedimento para terminar o voo na água, no Golfo do México; 8min35: motor da Starship desligado e nave segue na órbita terrestre; 49min05: depois de dar uma volta no planeta, a nave deixa a órbita terrestre e começa a voltar para a atmosfera; 1h04min39: Starship encerra voo com pouso na água, no Oceano Pacífico.

Os planos para a Starship também incluem o turismo espacial: dois voos que levarão artistas ao redor da Lua, com cerca de uma semana de duração cada um.

No futuro, poderá ser usada para transportar pessoas e cargas até Marte, segundo a SpaceX. Starship na base áerea da SpaceX, no Texas, antes de terceiro lançamento, em foto de 13 de março de 2024 - Foto: Reuters/Cheney Orr.

Este artigo foi resumido em 67%

Originalmente Publicado: 14 de Março de 2024 às 00:00

Fonte: g1.globo.com