Áudio apreendido pela PF mostra que uma das etapas de um suposto plano golpista que seria encabeçado por aliados do então presidente Jair Bolsonaro em 2022 era prender o ministro Alexandre de Moraes, do STF, em 18 de dezembro de 2022.

O áudio foi enviado pelo coronel do Exército Laércio Virgílio e consta em seu depoimento PF, que teve o sigilo quebrado nesta 6ª feira por determinação de Moraes.

No depoimento, Virgílio se identifica como general de brigada -contudo, segundo apurou o Poder360, a declaração está incorreta, já que o militar não ascendeu um posto e foi para a reserva como coronel.

“Então, se preciso for, vai ser fora das 4 linhas. E aí, nessa ordem de operações, nos decretos, nas portarias que tiverem que ser assinadas, tem que ser dada a missão ao comandante da Brigada de Operações Especiais de Goiânia de prender o Alexandre de Moraes no domingo , na casa dele, como ele faz com todo mundo”, disse Virgílio no áudio.

No áudio, o coronel afirmou ainda que o plano era publicar o decreto do estado de sítio e da GLO depois da prisão do ministro do Supremo e colocar as Forças Armadas para “Agir”.

PF, Virgílio confirmou ter sido o autor do áudio e afirmou ter enviado a mensagem diretamente para o major Ailton Gonçalves Moraes Barros, que também prestou depoimento corporação.

Ao ser questionado se a operação que citada no áudio tinha o objetivo de executar o crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, o coronel respondeu que a “Ideia” que quis passar ao mencionar a operação era implementar a GLO “Temporariamente” até que a normalidade constitucional se reestabelecesse.

Este artigo foi resumido em 39%

Originalmente Publicado: 15 de Março de 2024 às 20:54

Fonte: www.poder360.com.br