O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, desembarcou neste domingo Ramala, na Palestina, em meio crise diplomática entre o Brasil e Israel.

A reunião entre os dois chanceleres aconteceu no contexto da crise diplomática do Brasil com Israel, causada por declarações recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem se referido ao que acontece em Gaza como um “Genocídio”.

Em razão dessas e de outras declarações - como a que comparou as mortes na região ao que Adolf Hitler fez contra os judeus -, Lula foi declarado “Persona non grata” pelo governo de Benjamin Netanyahu.

Em resposta a esse episódio e diante da avaliação de que o governo local quis “Humilhar” o embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, Lula chamou o diplomata de volta ao Brasil para consultas.

” tratará de questões regionais de relevância e interesse mútuo, em particular o conflito e a aguda crise humanitária que atingem a Faixa de Gaza e sua população, bem como as perspectivas para estabelecimento de um cessar-fogo e eventual retomada de negociações voltadas a alcançar paz duradoura para o Oriente Médio”, informou o governo brasileiro.

Durante a presidência brasileira do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, em outubro do ano passado, o Brasil tentou aprovar resoluções que levassem a um cessar-fogo na região e também manutenção de corredores humanitários para saída de civis.

” reiterará ainda o compromisso brasileiro com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz e em segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas”, informou o Ministério das Relações Exteriores.

Este artigo foi resumido em 48%

Originalmente Publicado: 17 de Março de 2024 às 04:00

Fonte: g1.globo.com