As negociações para um novo cessar-fogo na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza, serão retomadas neste domingo.

As negociações entre o chefe do Mossad, o primeiro-ministro do Catar e as autoridades egípcias se concentrarão nas pendências entre Israel e o Hamas, incluindo a libertação de prisioneiros e a ajuda humanitária, segundo uma fonte próxima às negociações.

Uma trégua de curta duração, em novembro de 2023, entrou em vigor após a sua participação nas negociações em Doha.

Os repetidos esforços para chegar a um cessar-fogo e troca de reféns por prisioneiros fracassaram este ano, apesar da crescente pressão internacional sobre o custo humano do ataque terrestre e aéreo de Israel a Gaza.

A campanha militar de Israel em resposta ao ataque matou mais de 31.500 palestinos, cerca de 70% deles eram mulheres e crianças, segundo o ministério da saúde em Gaza, controlada pelo Hamas.

O porta-voz da Organização das Nações Unidas, Stephane Dujarric, expressou temor pela notícia: “As consequências de uma operação militar em Rafah nas atuais circunstâncias seriam catastróficas para os palestinos em Gaza, seria catastrófica para a situação humanitária. Esperamos que tudo isso possa ser evitado”, disse.

Desde o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, os palestinos da Faixa de Gaza deixaram o norte, o centro e outras cidades do sul do território palestino por causa de bombardeios e ações por terra promovidos pelo Exército de Israel e se refugiaram em Rafah, que faz fronteira com o Egito.

Este artigo foi resumido em 60%

Originalmente Publicado: 17 de Março de 2024 às 00:00

Fonte: g1.globo.com