Uma pesquisa pioneira realizada por especialistas da Universidade de Stony Brook, em Nova York, em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Mental e Neurociências na Índia e o desenvolvedor do chatbot Wysa, revelou como essa tecnologia está impactando a terapia psicológica.

O estudo esclareceu que, ao interagir com o chatbot Wysa, que utiliza técnicas de terapia cognitivo-comportamental, 1.200 usuários desenvolveram uma “Conexão terapêutica” significativa em apenas cinco dias.

O potencial transformador da IA. Com a crescente demanda por serviços de saúde mental e a escassez de profissionais qualificados, a IA está sendo vista como um recurso capaz de preencher essa lacuna.

Ross Harper, CEO da Limbic, expressou otimismo sobre o potencial da IA para atender às necessidades de saúde mental em uma escala global.

A tecnologia também tem o potencial de reduzir o estigma associado terapia, especialmente entre comunidades minoritárias e pessoas mais velhas, como demonstrado pelo aumento de 29% nas referências para tratamento de saúde mental entre minorias étnicas através da IA da Limbic.

Apesar do entusiasmo, a eficácia da IA em comparação com a terapia tradicional ainda requer mais estudos.

Outro ponto crucial que as preocupações com a privacidade e segurança dos dados dos usuários permanecem, dada a falta de regulamentações legais que cercam os chatbots de IA, ao contrário das obrigações confidenciais impostas aos psicólogos humanos.

Este artigo foi resumido em 42%

Originalmente Publicado: 17 de Março de 2024 às 14:42

Fonte: capitalist.com.br