O Parlamento de Hong Kong aprovou nesta terça-feira uma lei de segurança que prevê pena perpétua para moradores que “Colocarem a segurança nacional em risco”.

Segundo a agência de notícias Associated Press, os críticos da nova lei afirmam que o texto torna Hong Kong mais parecida com a China.

Na ocasião, foi feito um acordo conhecido como “Um país, dois sistemas”, pelo qual ficava determinado que, apesar da a ilha ser parte da China, teria um alto grau de independência, inclusive para escolher o próprio governo.

Ao receber Hong Kong de volta em 1997, a China prometeu manter as liberdades civis que existiam na ilha.

Agora, o governo tem mais poderes para reprimir manifestações de oposição: foram criados novos crimes, que, de acordo com o “New York Times”, são definidos de maneira vaga, o que abre a possibilidade de enquadrar qualquer pessoa.

Em um comunicado, o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, disse que as definições pouco precisas do que segurança nacional e interferência externa vão dificultar a vida das pessoas que trabalham em Hong Kong e que a nova lei vai continuar a “Erodir as liberdades” na ilha.

O porta-voz do departamento de Estado dos EUA, Vedant Patel, disse imprensa, que o governo americano está alarmado com as medidas, que eles consideram imprecisas, e que o texto poderia potencialmente “Acelerar o fechamento da sociedade de Hong Kong”.

Este artigo foi resumido em 54%

Originalmente Publicado: 19 de Março de 2024 às 15:55

Fonte: g1.globo.com