A rede de supermercados Dia apresentou nesta quinta-feira pedido de recuperação judicial de sua operação no Brasil, uma semana depois de ter anunciado que fechará 343 lojas e três centros de distribuição no país.

No pedido encaminhado Justiça de São Paulo, os advogados do escritório Galdino, Coelho, Pimenta, Takemi, Ayoub Advogados afirmam que a crise de liquidez do Dia no Brasil se agravou em 2022, mas que a queda nas vendas vinha sendo registrada desde o ano anterior.

Leia também: Supermercado Dia multado em R$ 647 mil por irregularidades em lojas de BH. O grupo diz que reajustes expressivos no preços de commodities afetaram as operações de varejistas de alimentos.

“Para fazer frente agressividade dos preços praticados pelos atacarejos, o Dia viu-se forçado a reduzir ainda mais suas margens -já estreitas por princípio-, fazendo promoções com frequência como forma de tentar manter sua competitividade e atrair clientes.”, diz a rede, no pedido de RJ. A redução apertou o Ebidtda, que passou a ter redução a partir de 2021, batendo R$ 316,5 milhões negativos em 2023.

Ao fim de 2023, o Dia tinha 6.100 funcionários, 590 lojas e quatro centros de distribuição, três na Grande São Paulo e um em Minas Gerais.

Os representantes da rede defendem no pedido de RJ que mesmo com o encerramento de lojas e redução no número de funcionários, o grupo seguirá sendo um “Grande gerador de empregos, direitos e indiretos”, e continuará sendo “Um dos atores mais expressivos” do setor de supermercados.

O grupo teve um prejuízo de 30 milhões de euros em 2023, ante um prejuízo de 124 milhões de euros em 2022.

Este artigo foi resumido em 68%

Originalmente Publicado: 21 de Março de 2024 às 17:55

Fonte: www.em.com.br