Resistente ao acordo entre os 2 blocos econômicos por pressão de agricultores franceses e por questionamentos ambientais, Macron será recebido por Lula em Belém, no Pará, para conhecer a floresta amazônica e os produtores locais.

“O presidente quer mostrar a Macron a complexidade da realidade amazônica. um local de grande biodiversidade, mas também em que há uma grande população que depende da Amazônia para sua sobrevivência”, disse a embaixadora Maria Luísa Escorel de Moraes, secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty.

Em Belém, Lula e Macron visitarão na Ilha do Combu a produção de cacau e chocolate liderada por Dona Nena, líder comunitária e empreendedora local.

Depois, os 2 chefes de Estado percorrerão um trecho dentro da floresta para que Macron tenha “a noção da dimensão da floresta e de sua biodiversidade”, e terão encontro com líderes indígenas.

No dia 27 de março, os 2 presidentes seguirão para Itaguaí de helicóptero para acompanhar o lançamento do submarino Tonelero ao mar.

O Tonelero o 3º submarino a propulsão convencional e faz parte do Programa de Desenvolvimento dos Submarinos brasileiro, o ProSub, desenvolvido em parceria entre o Brasil e a França, firmada em 2008, com orçamento de cerca de R$ 40 bilhões.

Depois deverá inaugurar o Instituto Pasteur, na USP, se encontrar com o ex-jogador de futebol Raí para visitar a ONG Gol de Letra e visitar o Masp.

Este artigo foi resumido em 73%

Originalmente Publicado: 22 de Março de 2024 às 14:56

Fonte: www.poder360.com.br