Leia: Governo de Minas emite alerta de chuva forte para mais de 500 cidades; veja orientações.

O acompanhamento feito em Belo Horizonte será reforçado no Centro de Operações da Prefeitura, onde estão mais de 4 mil câmeras para o monitoramento, em tempo real, de ocorrências relacionadas às chuvas, tais como alagamentos, enxurradas, inundações e quedas de árvores.

Além disso, a Guarda Municipal vai manter 80 viaturas e 200 agentes disposição para atuar no bloqueio de vias, no monitoramento visual local das áreas de inundação e na segurança dos espaços que forem isolados com base no Protocolo de Atuação Integrada em Eventos de Chuva da Capital.

Equipes de engenheiros, geólogos e técnicos sociais da Urbel estarão de plantão para se deslocarem imediatamente caso haja qualquer tipo de ocorrência em áreas de risco geológico.

A Defesa Civil de Belo Horizonte vai reforçar o envio das condições meteorológicas e alertas preventivos de fenômenos meteorológicos, por meio do WhatsApp, para garantir a segurança e o acesso a informações de riscos durante este período.

Os moradores de Belo Horizonte também podem receber os alertas por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência.

Recomendações durante a chuva Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva; Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos; Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores; Atenção especial para áreas de encostas e morros; Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos.

Este artigo foi resumido em 69%

Originalmente Publicado: 22 de Março de 2024 às 20:15

Fonte: www.em.com.br