Um levantamento da ACS apontou que o número de pessoas com menos de 55 anos diagnosticadas com câncer colorretal quase dobrou nos Estados Unidos nos últimos dez anos.

O médico Daniel Musse, oncologista clínico da Oncologia D?Or, afirma que a literatura médica dos últimos 30 anos tem confirmado o crescimento do câncer em pacientes com menos de 50 anos e que alguns estudos indicam crescimento de até 80% nos casos deste grupo.

“Ainda não há entendimento completo sobre o que está causando esse aumento dos casos em jovens. Essa população tem maior taxa de alterações hereditárias, que podem ser detectadas em testes no DNA, contudo os casos hereditários não são maioria”, reforça Musse.

Braghiroli frisa que o número geral de casos de câncer vem declinando ao longo das décadas em outros grupos, mas que, para indivíduos abaixo de 50 anos, a curva ascendente.

E em pessoas com menos de 55 anos, o índice da doença subiu de 11% em 1995 para 20% em 2019, o que equivale a 1 afetado para cada 5 indivíduos nessa idade.

A ACS estima que, dos 153.020 novos diagnósticos de câncer colorretal feitos nos EUA em 2023, quase um terço dos pacientes morrerá da doença, incluindo 3.750 indivíduos com menos de 50 anos.

No caso de problemas localizados no intestino, Braghiroli conta que o tratamento principal ainda a cirurgia, mas que em alguns casos a quimioterapia oferecida após o procedimento com o intuito de aumentar as chances de cura.

Este artigo foi resumido em 74%

Originalmente Publicado: 23 de Março de 2024 às 16:26

Fonte: www.em.com.br