O União Brasil expulsou o deputado federal Chiquinho Brazão, suspeito de ser mandante do assassinato da vereadora Mariello Franco, em 2018.

Inicialmente, o partido havia informado que o novo presidente da sigla, Antonio de Rueda, pedia Comissão Executiva Nacional a abertura de processo disciplinar para expulsar o parlamentar.

Segundo o União Brasil, o estatuto do partido prevê a aplicação da sanção de expulsão com cancelamento de filiação partidária de forma cautelar em casos de gravidade e urgência.

“Embora filiado ao União Brasil, o Deputado Federal Chiquinho Brazão já não mantinha relacionamento com o partido e havia pedido ao Tribunal Superior Eleitoral autorização para se desfiliar”, disse o partido em nota.

“O União Brasil repudia de maneira enfática quaisquer crimes, em especial os que atentam contra o Estado Democrático de Direito e os que envolvem a violência contra a mulher. A direção do partido manifesta profunda solidariedade às famílias de Marielle e Anderson”, afirmou o partido.

A Polícia Federal prendeu neste domingo três suspeitos de mandar matar Marielle Franco, em um atentado em março de 2018, no qual também morreu o motorista Anderson Gomes.

Domingos Brazão, que atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado; Chiquinho Brazão, deputado federal do Rio de Janeiro e irmão de Domingos Brazão; Rivaldo Barbosa, que ex-chefe de Polícia Civil do Rio.

Este artigo foi resumido em 41%

Originalmente Publicado: 24 de Março de 2024 às 20:31

Fonte: g1.globo.com