Os casos dele e de Daniel Alves, outro ex-jogador da Seleção, são exemplos extremos de uma cultura machista e abusiva ainda muito presente no futebol.

“Eu sempre faço um desafio aos meninos e adultos: se eles já conversaram sobre o que as mulheres da vida deles já sofreram de violência. E muito normal ninguém nunca ter discutido sobre isso. Quando a gente entende que esse problema nosso e está na nossa volta, a gente passa a entender que a gente tem de ser parte da solução”, diz o pesquisador de masculinidades Marcelo Correia.

“Está na hora de a gente entender que o nosso papel sim jogar futebol, mas também servir de exemplo de comportamento e de forma de lidar também fora de campo para a juventude”, disse.

Desde então, mesmo condenado, Robinho gozava de liberdade, já que estava no Brasil e a lei não permite a extradição de brasileiros para o exterior.

No mesmo dia do julgamento de Robinho no STJ, um juiz espanhol decidiu que Daniel Alves - preso e condenado em primeira instância pelo crime de agressão sexual - poderia esperar o recurso em liberdade se pagasse uma fiança de 1 milhão de euros e entregasse os passaportes.

PRAZER, RENATA. O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

BICHOS NA ESCUTA. O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Este artigo foi resumido em 78%

Originalmente Publicado: 24 de Março de 2024 às 22:38

Fonte: g1.globo.com