A Prefeitura de Caxias do Sul anunciou a declaração de situação de emergência no município devido disseminação dos focos do mosquito Aedes Aegypti e ao enfrentamento da epidemia da dengue.

O Decreto foi oficializado nesta segunda-feira, com validade inicial de 90 dias e a possibilidade de prorrogação por até 180 dias.

Essa decisão foi motivada pelo significativo aumento no número de focos do mosquito transmissor da dengue neste ano, representando um crescimento de 200% em comparação com 2023 e de 300% em relação a 2022.

Até o momento, a cidade já registrou 420 focos do mosquito e 50 casos de dengue, dos quais 16 foram contraídos localmente e 34 foram importados.

O decreto visa facilitar a implementação de medidas emergenciais para combater a propagação do mosquito e conter a epidemia, permitindo, por exemplo, a entrada de agentes públicos em terrenos baldios e pátios para inspecionar possíveis criadouros, além de autorizar a Secretaria da Saúde a requisitar leitos hospitalares privados, se necessário.

Este artigo foi resumido em 59%

Originalmente Publicado: 25 de Março de 2024 às 19:00

Fonte: leouve.com.br