Doze pessoas morreram afogadas no mar perto na Faixa de Gaza ao tentar pegar itens de ajuda humanitária que foram lançados de um avião, afirmaram autoridades de Saúde palestinas na terça-feira.

Os EUA optaram por jogar caixas de aviões porque há dificuldades para entrar com caminhões na Faixa de Gaza -Israel está em guerra com o grupo terrorista Hamas e controla a entrada dos veículos no território.

As agências de ajuda humanitária afirmam que a quantidade de itens que está entrando na Faixa de Gaza equivalente a cerca de um quinto do que necessário.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu para que Israel se comprometa com a entrada de itens de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

Israel afirma que não impõe limites a quantidade de itens de ajuda humanitária que entram no território palestino e afirma que a culpa dos problemas logísticos das agências da ONU, que, de acordo com os israelenses, não são eficientes.

A distribuição de itens de ajuda humanitária na Faixa de Gaza especialmente problemática no norte do território.

No mês passado, as autoridades de Saúde da Faixa de Gaza disseram que os militares israelenses mataram mais de 100 pessoas que tentavam pegar itens de um comboio de caminhões.

Este artigo foi resumido em 59%

Originalmente Publicado: 27 de Março de 2024 às 16:06

Fonte: g1.globo.com