Ministro afirmou que o texto do projeto que renegocia débitos dos Estados com a União será entregue em 60 dias.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alfinetou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e afirmou que o mineiro não procurou o ex-presidente Jair Bolsonaro para discutir as dívidas do Estado.

Segundo Haddad, Zema não foi recebido e nem procurou o governo anterior para debater os mais de R$ 170 bilhões de inadimplência do Estado com a União.

“Essa uma troca justa, que dá sustentabilidade para os Estados endividados, coisa que não foi feita no período anterior. Você veja que o governador Zema jamais foi recebido pelo governo anterior para discutir essa questão da dívida, também não procurou. Não houve nenhuma negociação em torno da dívida de Minas”, afirmou.

Haddad também cutucou Zema após o governador mineiro pedir para que a União desconte os juros das dívidas a partir de 2018, quando foram implantadas escolas de ensino médio técnico em Minas Gerais.

Na visão do ministro, não hora de culpar um ou outro e preciso união para encontrar soluções para os Estados.

“Eu pediria, encarecidamente, para que o governador se debruçasse sobre esses números. Precisamos dar as mãos, não a hora de ficar empurrando um para o colo do outro o problema”, declarou o ministro.

Este artigo foi resumido em 36%

Originalmente Publicado: 27 de Março de 2024 às 13:26

Fonte: www.poder360.com.br