A Organização Pan-Americana da Saúde afirmou nesta quinta-feira que os casos de dengue nas Américas aumentaram de forma acentuada nos primeiros três meses deste ano, chegando a um número três vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

As autoridades da Opas descreveram o quadro como provavelmente o pior surto da história até agora observada nas Américas para a doença transmitida por mosquitos.

No Brasil, o atual patamar de casos um recorde absoluto: mais de 2,3 milhões de casos prováveis, número nunca verificado em anos anteriores.

A Opas, que faz parte da Organização das Nações Unidas, confirmou cerca de 3,5 milhões de casos de dengue e mais de mil mortes neste ano até março nas Américas, que se estendem do Canadá até o extremo sul do Chile e incluem o Caribe.

Cerca de 4 bilhões de pessoas, ou aproximadamente metade da população mundial, vivem em áreas com risco de contrair dengue, de acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Apesar disso, de acordo com Jarbas Barbosa, direto da Opas, não há um plano de imunização em outros países das Américas porque o processo de controle da transmissão por meio da vacina muito lento.

Nesse cenário, ele destaca que os principais meios de controle da doença são através da eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, além da preparação dos serviços de saúde para que possam atender pacientes infectados.

Este artigo foi resumido em 51%

Originalmente Publicado: 28 de Março de 2024 às 15:54

Fonte: g1.globo.com