SÃO PAULO, SP - A Caixa afirmou nesta quarta-feira que as contratações de financiamentos habitacionais com uso do FGTS Futuro podem ser feitas a partir de abril.

Segundo a Caixa, o FGTS Futuro estará disponível em até 15 dias aos trabalhadores com renda de até R$ 2.640, para aquisição de imóveis novos e usados pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

“A opção pelo FGTS Futuro só pode ser feita no momento da contratação da operação. Caso o cliente não opte nesse momento, posteriormente poderá fazer uso dos recursos depositados em sua conta vinculada do FGTS, conforme demais modalidades previstas em lei”, diz a Caixa.

Como funciona o FGTS Futuro - A modalidade permite que o trabalhador com carteira assinada complemente um financiamento habitacional com créditos futuros do FGTS como forma de caução.

Com o uso do FGTS futuro será possível reduzir o valor da prestação e aumentar a capacidade de pagamento em aproximadamente 8%. - A princípio, apenas famílias com renda mensal de até R$ 2.640 poderão utilizar o FGTS futuro.

A decisão do uso do FGTS Futuro para financiar o imóvel exclusiva do trabalhador e vale apenas para os novos contratos.

Como feito o cálculo do FGTS Futuro - Pela medida, as parcelas futuras do FGTS poderão ser incorporadas base de cálculo da capacidade de financiamento, como se fosse uma renda extra.

Este artigo foi resumido em 68%

Originalmente Publicado: 27 de Março de 2024 às 16:37

Fonte: www.em.com.br