As imagens em que os soldados israelenses aparecem manuseando roupas íntimas foram vistas milhares de vezes após terem sido repostadas por um repórter palestino, Younis Tirawi.

A Reuters enviou as imagens para as Forças de Defesa de Israel, que responderam dizendo que estão investigando os incidentes que desviam das ordens e valores esperados de soldados do país.

“Em casos nos quais há suspeita de um crime e que uma investigação se justifique, a Polícia Militar começa a investigar. Deve ser clarificado que em alguns dos casos examinados conclui-se que o comportamento dos soldados no vídeo não apropriado, e isso será tratado de acordo com isso”.

As Forças de Defesa de Israel não disseram se algum dos soldados que aparecem nas imagens foi punido.

Uma equipe de especialistas das Nações Unidas publicou um relatório neste mês no qual se afirma que há motivos para acreditar que houve violência sexual, inclusive estupros e estupros coletivos, no ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro.

Os especialistas também dizem que há informações convincentes que algumas das pessoas sequestradas pelo Hamas e levadas para a Faixa de Gaza foram vítimas de violência sexual e que isso ainda pode estar acontecendo.

No relatório também se afirma que há relatos de violência sexual cometida por integrantes das forças de Israel contra palestinos.

Este artigo foi resumido em 44%

Originalmente Publicado: 29 de Março de 2024 às 04:00

Fonte: g1.globo.com