A OpenAI apresentou, na sexta-feira, seus avanços com uma nova ferramenta de inteligência artificial que pode reproduzir a voz de uma pessoa com uma amostra de apenas 15 segundos.
Isso significa, por exemplo, que a inteligência artificial seria capaz de pronunciar um texto em português utilizando a voz de uma pessoa falante de inglês.
Em seguida, o Voice Engine utiliza a voz de referência para traduzir o discurso para a língua japonesa.
A OpenAI acrescenta que a Universidade Brown, dos Estados Unidos, está explorando o uso do Voice Engine para ajudar pacientes em tratamento de doenças que comprometem da fala.
Especialistas já restauraram a voz de uma jovem que perdeu a fluência da voz devido a um tumor cerebral usando apenas o áudio de um vídeo gravado para um projeto escolar.
Apesar dos benefícios que a tecnologia poderia conferir medicina, indústria de entretenimento e outras esferas, há claras preocupações quanto ao risco de uso da inteligência artificial com fins ilícitos, o que poderia envolver a clonagem da voz de pessoas - celebridades ou não - para golpes e disparo de notícias falsas.
Trata-se de uma tecnologia capaz de gerar vídeos através de um simples comando de texto.
Este artigo foi resumido em 60%
Originalmente Publicado: 30 de Março de 2024 às 18:20
Fonte: www.tudocelular.com