Antes e depois do terremoto em Taiwan - Foto: Reprodução/Google Street View; CNA via AFP. O terremoto de quarta-feira teve magnitude 7,2, de acordo com a agência de monitoramento de terremotos de Taiwan, enquanto o Serviço Geológico dos EUA o estimou em 7,4.

“A preparação de Taiwan para terremotos está entre as mais avançadas do mundo”, disse Associated Press Stephen Gao, sismólogo e professor da Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri.

O governo de Taiwan revê com frequência o nível de resistência aos terremotos exigido para edifícios novos e os já existentes - o que pode aumentar os custos de construção - e oferece subsídios aos residentes dispostos a fazer essa verificação em seus edifícios.

Após um terremoto de 2016 na cidade de Tainan, na costa sudoeste da ilha, cinco pessoas envolvidas na construção de um prédio de 17 andares que foi a única grande estrutura a desabar, matando dezenas de pessoas, foram consideradas culpadas de negligência e condenadas prisão.

O governo taiwanês também tem promovido exercícios sobre terremotos em escolas e locais de trabalho, e os meios de comunicação e celulares locais transmitem regularmente avisos sobre terremotos e segurança.

Taiwan e as ilhas ao seu redor registaram cerca de 2.000 sismos com magnitude igual ou superior a 4 desde 1980, e mais de cem sismos com magnitude superior a 5,5, segundo o USGS. Até então, o pior terremoto da ilha nos últimos anos havia sido em 21 de setembro de 1999, com magnitude de 7,7.

“Os observadores internacionais criticaram fortemente a resposta de Taiwan ao terremoto de 21 de setembro de 1999, argumentando que as equipes de resposta médica de emergência demoraram horas para chegar, que as equipes de resgate não tinham treinamento e que as operações entre as agências governamentais não foram bem coordenadas”, afirmou Aldrich agência Associated Press.

Este artigo foi resumido em 60%

Originalmente Publicado: 4 de Abril de 2024 às 00:00

Fonte: g1.globo.com