A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, promoverá neste sábado, das 9h às 16h, o Dia “D” de Vacinação contra a Influenza, com a administração da vacina nos grupos prioritários em todas as Unidades de Saúde da Família e na Unidade Móvel do Caxito.
A imunização será oferecida para crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, com comorbidades, em situação de rua, professores, gestantes e puérperas, indígenas e quilombolas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, portuários, das forças armadas, de segurança e salvamento, e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Esta mobilização nacional crucial para facilitar a vacinação durante o fim de semana, ampliando assim a cobertura vacinal dos grupos mais vulneráveis doença.
Para receber a dose anual, necessário levar um documento de identidade com foto, caderneta de vacinação e uma identificação do grupo prioritário ao qual pertence, como laudo médico atualizado, documento funcional, entre outros.
A vacina contra a gripe disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde trivalente, protegendo contra as cepas do vírus Influenza mais prevalentes atualmente: B, A H1N1 e A H3N2. importante ressaltar que as pessoas dos grupos prioritários que não puderem comparecer no Dia “D” podem se vacinar de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, nas USF e na Unidade Móvel às segundas e sextas-feiras, com a campanha sendo encerrada em 31⁄05.
A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, enfatizou a importância do dia dedicado imunização contra a gripe, convocando a população a participar.
“O Dia D uma data fundamental para a campanha de vacinação contra a Influenza, oferecendo a oportunidade dos grupos prioritários se protegerem em um sábado nos quatro distritos. Dessa forma, as pessoas que não conseguem comparecer durante a semana podem se manter seguras e evitar quadros graves. Por isso, se você faz parte de um dos públicos incluídos, se una a essa corrente pela vida: vá unidade mais próxima e vacine-se!“, ressaltou.
Este artigo foi resumido em 42%
Originalmente Publicado: 9 de Abril de 2024 às 16:51
Fonte: maricainfo.com