“O ataque iraniano uma séria ameaça paz e segurança globais, e espero que o Conselho utilize todos os meios para tomar medidas concretas contra o Irã. Chegou o momento do Conselho de Segurança tomar ações concretas contra a ameaça iraniana”, disse Erdan.

O Conselho de Segurança da ONU anunciou que vai se reunir em caráter emergencial neste domingo às 17h. Além de pedir a reunião, Israel também solicitou que o conselho condene o ataque do Irã a Israel e designe o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica Iraniana como uma organização terrorista.

Erdan disse ainda que o ataque iraniano viola as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, a lei internacional e a soberania de Israel.

O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, afirmou que o exército do país interceptou mais de dez mísseis de cruzeiro e dezenas de drones fora das fronteiras do país.

“Legítima defesa”, diz Irã. O Irã disse que o ataque a Israel neste sábado foi uma “Legítima defesa” após o consulado iraniano em Damasco, na Síria, ter sido atacado no início de abril -e sinalizou que colocou fim resposta militar.

Três fontes da agência de notícias Reuters no Iraque afirmaram que viram mais de 20 drones voando na região de Sulaymaniya vindos da direção do Irã. Segundo o Flightradar, um site que monitora a aviação, os espaços aéreos de Israel, Jordânia, Iraque e Líbano estão fechados.

“O regime do aiatolá de Khamenei um regime criminoso que apoia os crimes do Hamas e que está conduzindo uma operação pirata que viola o direito internacional”, disse Katz no X. “Apelo União Europeia e ao mundo livre para que declarem imediatamente o corpo da Guarda Revolucionária Iraniana como uma organização terrorista e para que sancionem agora o Irão.”.

Este artigo foi resumido em 80%

Originalmente Publicado: 13 de Abril de 2024 às 22:53

Fonte: g1.globo.com