“O Irã e os seus representantes que operam a partir do Iêmen, Síria e Iraque lançaram um ataque aéreo sem precedentes contra instalações militares em Israel”, disse Biden.
O Irã acusou Israel de realizar esse ataque, mas Israel não o confirmou, nem negou.
Após o ataque, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que “Juntos venceremos”, mas não está claro qual será a resposta de Israel.
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, contra-almirante Daniel Hagari, disse que alguns mísseis iranianos atingiram o interior de Israel, causando pequenos danos a uma base militar, mas sem vítimas.
O serviço de ambulância de Israel disse que uma menina beduína de sete anos foi ferida por estilhaços de destroços na região sul de Arad. Hagari disse que o ataque em larga escala foi uma “Grande escalada” e disse que Israel e seus aliados operaram com força total para defender Israel.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, condenou o ataque “Irresponsável” do Irã, prometendo que o Reino Unido “Continuaria a defender a segurança de Israel e de todos os nossos parceiros regionais”.
No início desta semana, os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros de Israel alertaram que se o Irã atacasse Israel, Israel contra-atacaria dentro do Irã. O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, major-general Mohammad Bagheri, disse televisão estatal que a resposta do Irã seria “Muito maior do que a ação militar desta noite se Israel retaliar contra o Irã”, segundo a Reuters.
Este artigo foi resumido em 71%
Originalmente Publicado: 14 de Abril de 2024 às 06:57
Fonte: www.bbc.com