Este o primeiro julgamento criminal de um ex-presidente na história dos EUA. Trump acusado por esconder contabilmente os pagamentos que fez atriz pornô Stormy Daniels, algo que teria acontecido em 2016, quando venceu as eleições presidenciais.
Montagem mostra Stormy Daniels e Donald Trump - Foto: Ethan Miller, Olivier Douliery/AFP. Segundo a acusação, o republicano pagou US$ 130 mil na reta final da campanha presidencial de 2016 ex-atriz pornô Stormy Daniels para que ela se mantivesse em silêncio sobre uma relação sexual extraconjugal que os dois tiveram em 2006.
Estes cidadãos, que serão mantidos em anonimato por razões de segurança, selarão o destino do bilionário republicano no final de um processo que pode durar entre seis e oito semanas.
Por que há 34 acusações diferentes? “Em um mesmo processo, pode haver mais de uma acusação. No caso dele, há uma única ação, mas com múltiplas condutas criminosas, por isso as múltiplas acusações”.
Por que são tantas? “Nos EUA, muito comum que a promotoria e a defesa façam acordo. O acusado reconhece infrações em troca de uma pena menor. Promotores tendem a adicionar acusações para aumentar a pena e pressionar o acusado. Trump parece não querer esse acordo, então o promotor está considerando todas as possíveis acusações criminais”.
Por que o crime está sendo julgado em Nova York? “O gasto eleitoral não declarado ocorreu em Nova York, por isso a competência lá”. A promotoria exagera em suas acusações nos EUA? “Sim, mas os processos são julgados pelo júri, que decide se há culpa. Muitos casos acabam em acordo antes do júri. Quanto ao exagero da promotoria, se o advogado de defesa for bom, pode mostrar a fragilidade da denúncia”.
LEIA TAMBÉM. Stormy Daniels, atriz pornô do processo de Trump, diz que ex-presidente não merece ser preso Em audiência-relâmpago, juiz nega pedido de Trump de arquivamento do caso Stormy Daniels Justiça expede ordem de silêncio e proíbe Trump de se manifestar sobre processo envolvendo atriz pornô Stormy Daniels.
Este artigo foi resumido em 68%
Originalmente Publicado: 15 de Abril de 2024 às 00:00
Fonte: g1.globo.com