Os casos de dengue confirmados de janeiro até o dia 15 de abril deste ano em Maceió superam em 114% os do mesmo período de 2023.

De acordo com a Secretaria do Estado da Saúde, em 2024 foram registrados 3.069 casos de dengue contra 1.245 registrados no mesmo período do ano anterior.

No entanto, o Ministério da Saúde confirmou três mortes pela doença no interior, uma em Porto de Pedras, uma em Viçosa, e outra em Atalaia, onde foi registrada a primeira morte por dengue, de um jogador de 19 anos.

A dengue do sorotipo 1 a mais presente no Brasil, sendo registrada em todos os estados.

A vacina contra a dengue conhecida como Qdenga foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações pelo Ministério da Saúde, e já está sendo distribuída para jovens de 10 a 14 anos de forma gratuita em vários estados brasileiros, Alagoas ainda não um deles.

O Ministério da Saúde leva em consideração os centros urbanos grandes com alta taxa de transmissão da dengue para distribuir as vacinas.

O imunizante considerado seguro e eficaz para crianças com mais de quatro anos e para adultos com até 60 anos - não há estudos para avaliar a eficácia e a segurança da vacina fora dessa faixa etária.

Este artigo foi resumido em 60%

Originalmente Publicado: 17 de Abril de 2024 às 14:54

Fonte: g1.globo.com