A partir da tarde, são esperadas pancadas de chuva na Região Metropolitana de Porto Alegre e no norte gaúcho, assim como no meio-oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.
Durante a semana, há alerta de chuva volumosa no Rio Grande do Sul, com acumulado que pode passar de 150 mm em cinco dias, afetando operações de colheita da soja e arroz, e deixando locais sob risco de alagamentos e deslizamentos.
Em Santa Catarina, a previsão de chuva menos intensa, não ultrapassando 20 mm na semana, favorecendo o tratamento fitossanitário.
Pancadas de chuva atingem as demais áreas de Mato Grosso, sendo mais frequente no noroeste do estado.
Nos próximos cinco dias, o volume de chuva se concentrará no centro-norte de Mato Grosso, com acumulado previsto em torno de 50 mm, enquanto o restante das áreas terão chuva pouco significativa.
Há previsão de chuva forte e intensa concentrada no norte e leste do Amazonas, sul de Roraima e Amapá, e na maior parte do Pará.
No geral, a chuva deve ser benéfica para as áreas produtoras de Roraima, que enfrentaram quase dois meses sem chuva volumosa e temperaturas superiores a 38 ºC..
Este artigo foi resumido em 68%
Originalmente Publicado: 21 de Abril de 2024 às 15:53
Fonte: www.canalrural.com.br