As secretarias estaduais de Saúde têm 8 dias para aplicar ao menos 110 mil vacinas contra a dengue com vencimento em 30 de abril.
Os imunizantes fazem parte de um lote de 668 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde aos Estados e municípios em fevereiro, posteriormente redistribuídas para evitar o desperdício com a proximidade do prazo de validade.
O Poder360 entrou em contato com as secretarias de saúde de cada uma das unidades federativas para questionar o número de vacinas recebidos desse lote, bem como a quantidade de aplicações registradas.
Disse orientar os municípios sobre a possibilidade de ampliação da faixa etária da vacina contra a dengue, de 4 a 59 anos, para as vacinas com vencimento em 30 de abril; Bahia: disse ter distribuído 170.469 doses para 125 municípios.
“Em último caso, elas podem ser ampliadas para todas as pessoas para as quais a Anvisa aprovou a vacina: na faixa etária entre 4 e menos de 60 anos. A 2ª dose estará garantida para todos que se vacinarem”, escreveu Nísia no X. A medida temporária e não se aplica às demais vacinas de dengue distribuídas pelo ministério, que continuam focadas no público inicial de 10 a 14 anos.
“O Ministério da Saúde recebeu, em fevereiro de 2024, 1,2 milhão de doses da vacina contra a Dengue e realizou as duas primeiras distribuições para 521 municípios brasileiros selecionados de acordo com critérios técnicos.”
“Além das doses recebidas por meio de doação, o Ministério da Saúde adquiriu 5,2 milhões de doses, com o prazo de validade para 2025″.
Este artigo foi resumido em 69%
Originalmente Publicado: 22 de Abril de 2024 às 15:21
Fonte: www.poder360.com.br