No caso do TikTok, o aplicativo poderá ser banido nos EUA caso a ByteDance, que dona da rede social, não encontre um comprador de confiança dos norte-americanos.
Quando o projeto foi aprovado na Câmara, o TikTok lamentou a decisão e disse que a medida “Atropelaria os direitos de liberdade de expressão de 170 milhões de americanos”.
A expectativa que a ByteDance ingresse com uma ação judicial para impedir a aplicação da lei.
Por que os EUA estão fechando o cerco contra o TikTok? A ideia de banir a plataforma vem desde o governo de Donald Trump, que dizia que a ByteDance, dona do TikTok, representava um risco para a segurança do país porque a China poderia se aproveitar do poder da empresa para obter dados de usuários americanos.
Por que o projeto passou junto de um pacote com temas diferentes? Uma versão anterior do texto estava paralisada no Senado desde março.
E caso o TikTok não cumpra a lei? Se a ByteDance se recusar a cumprir a decisão americana ou se ela não encontrar um comprador, as big techs Apple e Google terão de remover o TikTok de suas lojas de aplicativo, App Store e Play Store, respectivamente.
O que diz o TikTok agora? Segundo a agência Reuters, o TikTok disse em comunicado que lamentável que a Câmara dos Deputados esteja usando a cobertura de importante assistência externa e humanitária para mais uma vez aprovar um projeto de lei que atropelaria os direitos de liberdade de expressão de 170 milhões de americanos”.
Este artigo foi resumido em 36%
Originalmente Publicado: 23 de Abril de 2024 às 23:33
Fonte: g1.globo.com