O Gecex-Camex determinou que a nova tarifa só será cobrada em produtos que ultrapassarem uma cota de 30% acima da média das compras ocorridas entre 2020 e 2022.

Os produtos que tiveram elevação da tarifa foram diferentes tipos de bobinas, chapas galvanizadas, chapas revestidas de alumínio e fios de aço.

O governo estuda os impactos que uma elevação na tarifa de tubos de aço causaria no mercado nacional.

Em conversa com jornalistas nesta 3ª feira, o vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou que a expectativa do governo que, ao estabelecer esse teto de 30% acima da média dos últimos anos, não haverá grandes efeitos na cadeia produtiva das indústrias que compram o aço.

As fabricantes de produtos de aço argumentam que o preço do aço no Brasil já um dos mais caros do mundo e que fechar a porta da importação trará efeitos catastróficos para o país.

uma vitoria porque o governo brasileiro sinaliza para o mundo que o Brasil não terra de ninguém, porque até o momento as empresas estrangeiras entravam aqui, jogavam volume, praticavam o que bem entendem, agrediam a indústria brasileira, sem ter nenhuma sinalização de que isso ia mudar”, disse Marco Polo.

IMPOSTOS ZERADOS. O governo zerou o imposto de importação para máquinas e equipamentos de bens de capital e tecnologia da informação que não são fabricados no Brasil.

Este artigo foi resumido em 69%

Originalmente Publicado: 23 de Abril de 2024 às 20:55

Fonte: www.poder360.com.br