O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira que mais 625 municípios receberão a vacina contra a dengue.
Agora a vacina da dengue será aplicada em 25 unidades da federação, com um total de 1330 municípios.
“Apesar de estarmos numa tendência de queda e estabilização [da dengue ] em diversos estados, precisamos deixar claro que muitas pessoas ainda vão ficar doente, mas podemos evitar muitos óbitos”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, numa coletiva de imprensa em Brasília.
Na última semana, a Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde decidiu liberar a ampliação das faixas etárias para a vacina da dengue no Sistema Único de Saúde no caso de vacinas com vencimento próximo.
O ministério reforça que seja priorizada a faixa etária de 10 a 14 anos, público para os quais já estavam liberadas as doses desde o início de março.
O país já registrou mais de 3,8 milhões de casos de dengue em 2024, o maior número registrado em toda a série histórica, que feita desde 2000.
Em fevereiro, a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que a estimativa da pasta a de que o país registre, neste ano, 4,2 milhões de casos.
Este artigo foi resumido em 61%
Originalmente Publicado: 25 de Abril de 2024 às 15:58
Fonte: g1.globo.com