O Governo do Rio Grande do Sul informou neste domingo que o total de barragens em situação de emergência com risco iminente de ruptura por causa das fortes chuvas subiu para 6 no Estado.

No sábado, só duas barragens estavam em situação de emergência com “Risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas”.

Além da barragem 14 de Julho, que rompeu parcialmente na 5ª feira entre as cidades gaúchas de Cotiporã e Bento Gonçalves, está com risco iminente de ruptura a barragem PCH Salto Forqueta, em São José do Herval e Putinga.

Barragem de São Miguel, em Bento Gonçalves; barragem SDR, em Eldorado do Sul; barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra; e. barragem do Arroio Barracão, em Bento Gonçalves.

Outras 5 estão em “nível de alerta”, quando “Anomalias representam risco segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança”.

Há ainda 7 barragens em “nível de atenção”, ou seja, quando “As anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo”.

O governo do estado informou ainda que segue monitorando as barragens de Santa Lúcia, em Putinga; Nova de Espólio de Aldo Malta Dihl, em Glorinha; Belo Monte, em Eldorado do Sul; e Filhos de Sepé, em Viamão.

Este artigo foi resumido em 44%

Originalmente Publicado: 5 de Maio de 2024 às 22:30

Fonte: www.poder360.com.br