“A Manchete foi um sonho na minha vida. Pela ousadia, por tudo que a gente viveu. Fui a convite de Nilton Travesso, que perguntou ao Boni se eu poderia sair da Globo para assumir a direção artística da Manchete. Eu fiz uma grande amizade com seu Adolpho, que me tratava como um filho”, diz Monjardim em conversa com o F5. Uma das prozas que Monjardim conseguiu foi viabilizar a produção de “Kananga do Japão”, novela que contava a história do Rio de Janeiro nos anos 1930, um desejo antigo do seu Adolpho.

“Ele tinha um sonho de colocar no ar a novela ‘Kananga do Japão’, que foi ao ar em 1989. Eu viabilizei, convidei a Tizuka Yamazaki para dirigir, e foi um sucesso por ter ares de superprodução”, relembra.

“O Benedito me lembrou de uma novela que estava engavetada pela Globo, e eu tive a sorte de lembrar também, que era ‘Pantanal’. Era sobre uma região que o Brasil ainda não conhecia. E eu adorei a ideia de produzir. Falei para ele: ‘Você vem, Bene, eu faço a novela para você e coloco no ar às 9 da noite’. Até então, ele só ia ao ar às seis da tarde”, relembra.

“Foi um processo mágico, não tinha carro, caminhão, era tudo avião ou barco. Foi muito difícil, mas fizemos uma linda novela, ousada, e que eu tenho orgulho. A ousadia continuou depois, com ‘Ana Raio e Zé Trovão’, que foi uma novela toda feita em externas”, relembra Monjardim.

“Nos meses finais, era tudo muito confuso por que não sabíamos o que poderia acontecer. Começaram a tirar programas do ar e a atrasar salários. Havia famílias em que pai e mãe eram funcionários e não conseguiam mais levar comida pra casa”, conta Claudia Barthel.

“Quando a Manchete foi vendida, uma pequena turma, em torno de 10 pessoa, foi para São Paulo, inclusive eu, por que o comprador era daqui. Colocamos a programação do ar de lá. O restante ficou sem emprego”, conclui Barthel, que seguiu na RedeTV! até 2019.

Mesmo fora do ar há 25 anos, o legado que a Manchete deixou continua vivo.

Este artigo foi resumido em 73%

Originalmente Publicado: 10 de Maio de 2024 às 06:02

Fonte: f5.folha.uol.com.br