Chegou neste sábado, 18, base aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, um avião com mais de 300 quilos de doações, além de 61 voluntários, vindos de Portugal para auxiliar as cidades afetadas pela catástrofe climática que atingiu o estado nos últimos dias.
Também pousou na início da noite deste sábado, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o primeiro de três voos prometidos pelo governo dos Emirados Árabes Unidos com doações para o Rio Grande do Sul.
As cargas de Portugal foram trazidos em um voo da Latam, numa ação coordenada com o MRE e a Embaixada do Brasil em Portugal.
De acordo com o governo, portugueses e brasileiros que moram em Portugal tinham coletado mais de 200 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul até a semana passada, mas a Força Aérea Brasileira e autoridades ainda estavam buscando a melhor maneira de fazer o transporte dos itens.
De acordo com o Ministério dos Portos e Aeroportos, as companhias aéreas do país, que estão contribuindo com as operações logísticas do governo, já transportaram até agora mais de 254 toneladas de doações para o estado.
Em uma conversa de 30 minutos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por telefone na quinta-feira, 16, o presidente dos Emirados Árabes, o xeique Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, prometeu o envio de três aviões ao Brasil com ajuda humanitária do país para as regiões gaúchas atingidas pelas tempestades, incluindo, também, doações de brasileiros residentes.
Outras remessas do exterior estão previstas para chegar, nos próximos dias, de navio, vindas de Portugal e também de Miami, nos Estados Unidos.
Este artigo foi resumido em 35%
Originalmente Publicado: 18 de Maio de 2024 às 19:10
Fonte: veja.abril.com.br